14173-st-patty-wide.1200w.tnOlá galerinha, hoje estamos aqui para comemorar o dia de São Patrício, conhecido publicamente como Saint Patrick’s Day (17/03). Uma data muito comemorada nos países de língua inglesa, mais popular na Irlanda do Norte. Aqui no Brasil encontramos vários bares onde se comemora esse dia, são os nossos Pubs brasileiros.

A festa em alguns lugares fica muito legal, pois na maioria dos estabelecimentos que se propõe a comemorar esse dia, a festa é temática. Com a maioria vestido de verde, uma cartola verde e com direito até ao Chopp verde. Aqui contarei um pouco da história desse belo dia que nos dar motivo para beber =).

Pouco se sabe da vida de Patrício, apesar de ser notório seu nascimento na Inglaterra Romana no século V, em uma rica família romano-bretã. Seu pai e avô foram diáconos na Igreja. Aos dezesseis anos, ele foi sequestrado por piratas irlandeses e levado para a Irlanda como um escravo. Acredita-se que ele ficou em cativeiro em algum lugar na costa oeste da Irlanda, o local exato é desconhecido. De acordo com sua confissão, Deus disse-lhe, em sonhos, para fugir de seu cativeiro para o litoral, onde ele iria embarcar em um navio e retornar a Bretanha. Ao voltar a Bretanha entrou para o mosteiro de Ésir, em Auxerre na Gália (atual França), sob orientação do santo bispo Germano.

Em 432, alegou ter recebido um chamado para regressar a Irlanda, porém como bispo, para a evangelização dos irlandeses. O folclore irlandês alega que um de seus métodos de evangelização incluía o uso de um trevo de três folhas para explicar a doutrina da Santíssima Trindade para os irlandeses. Depois de quase trinta anos de evangelização, Patrício faleceu no dia 17 de março de 461, e, de acordo com a tradição, foi enterrado em Downpatrick. Apesar do êxito de várias missões à Irlanda empregadas por Roma, Patrício perdurou como o santo principal do cristianismo irlandês e é bastante estimado pela Igreja Católica irlandesa e de todo o mundo.

Guardado as devidas proporções, um dia comemorado nas ruas como se fosse nosso carnaval. Como a data geralmente cai no período da quaresma, os irlandeses usaram esse dia para poder sair de casa e poder beber, e é baseado nesse “ritual” irlandês que o brasileiro se baseia para poder sair e comemorar durante a semana toda (da mesma forma que é feito na Irlanda do Norte hoje em dia). Aproveitem a data, pois é um dia bem legal para sair e curtir alguma coisa diferente.